SEF e PSP apanham seis argelinos em fuga no aeroporto de Lisboa

Argelinos foram detidos depois de terem tentado abrir as portas de emergência do avião

O grupo seguia num voo vindo de Casabalanca (Marrocos) com destino a Argel (Argélia) e com escala em Lisboa.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pelo DN com fonte do SEF. A detenção dos seis argelinos, já no interior do avião quando iam seguir para Argel, foi concretizada por agentes da PSP.

Num comunicado conjunto SEF/PSP, enviado ao início desta noite, é referido que os seis argelinos foram detidos no âmbito das operações conjuntas de acompanhamento de passageiros com perfil de risco.

Hoje, pelas 8.00 da manhã, aterrou no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, um avião vindo de Casablanca, Marrocos, com destino à cidade de Argel, na Argélia. Tendo em conta a análise de risco efetuada pelo SEF relativamente aos passageiros do voo, atendendo aos antecedentes relacionados com tentativas de entrada irregular em território nacional, a PSP e o SEF executaram uma operação conjunta com vista ao controlo dos passageiros e na prevenção de fugas da área internacional de trânsito do aeroporto, refere o comunicado.

Pelas 9.00, dois dos argelinos tentaram transpor as baias limitadoras da zona internacional de trânsito de passageiros, tentativa frustrada pela imediata intervenção do SEF, prontamente apoiados pela PSP. Depois, houve uma tentativa de um terceiro argelino, mais uma vez evitada no âmbito do dispositivo de contenção montado, adianta o comunicado.

Quando já se tinha conseguido que todos os passageiros embarcassem no voo para Argel e já com o avião fechado, um grupo de seis argelinos (onde estavam os três que já tinham tentado fugir) tentaram abrir as portas de emergência do aparelho. A PSP foi chamada e entrou no avião, tendo levado os seis sob detenção. Por causa desta situação, o voo que tinha saída prevista para as 15.30 foi suspenso, tendo todos os passageiros sido evacuados. A normalidade só foi retomada pelas 19.00, com a realização do voo com destino a Argel.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG