Quem são e quanto ganham as pessoas nomeadas pelo Governo
O Governo começou a divulgar a lista de pessoas que faz parte os gabinetes de ministros e secretários de Estado. Para já, a lista está incompleta, havendo apenas o nome e o vencimento daqueles que integram os gabinetes do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do ministro Adjunto.
Esta foi uma promessa do governo depois de um debate no Parlamento, em que a bancada laranja acusou os socialistas de não publicitar as 154 pessoas que, segundo dizia, já tinham sido colocadas.
[artigo:4967840]
António Costa está rodeado de 17 pessoas, com vencimentos brutos que oscilam entre os 4.788,43 euros do chefe de gabinete e os 1.990 euros das secretárias pessoais.
O gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, tem 15 pessoas, desde o chefe de gabinete, que ganha 4.072 euros brutos, aos motoristas, com vencimentos de 2.052 euros.
Os valores estão definidos pelo Estatuto remuneratório nos gabinetes ministeriais.
O rendimento bruto, explica o site, resulta da soma da remuneração mensal com despesas de representação e subsídio de refeição. O rendimento mensal líquido apresentado corresponde à remuneração tipo de uma pessoa solteira, sem filhos, à qual foram aplicados os descontos legais para efeitos de Segurança Social e de Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).
O gabinete da secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva, é composto por sete pessoas.
O gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, integra dez pessoas; enquanto o da sua secretária de Estado, Graça Fonseca, integra 13.
Já o gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Miguel Prata Roque, é constituído por 15 pessoas.
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, está rodeado de 14 pessoas; o secretário de Estado da Administração Local tem um gabinete com oito elementos.