Quem são e quanto ganham as pessoas nomeadas pelo Governo

Está já no Portal do Governo o nome daqueles que integram os gabinetes de ministros e secretários de Estado

O Governo começou a divulgar a lista de pessoas que faz parte os gabinetes de ministros e secretários de Estado. Para já, a lista está incompleta, havendo apenas o nome e o vencimento daqueles que integram os gabinetes do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do ministro Adjunto.

Esta foi uma promessa do governo depois de um debate no Parlamento, em que a bancada laranja acusou os socialistas de não publicitar as 154 pessoas que, segundo dizia, já tinham sido colocadas.

António Costa está rodeado de 17 pessoas, com vencimentos brutos que oscilam entre os 4.788,43 euros do chefe de gabinete e os 1.990 euros das secretárias pessoais.

O gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, tem 15 pessoas, desde o chefe de gabinete, que ganha 4.072 euros brutos, aos motoristas, com vencimentos de 2.052 euros.

Os valores estão definidos pelo Estatuto remuneratório nos gabinetes ministeriais.

O rendimento bruto, explica o site, resulta da soma da remuneração mensal com despesas de representação e subsídio de refeição. O rendimento mensal líquido apresentado corresponde à remuneração tipo de uma pessoa solteira, sem filhos, à qual foram aplicados os descontos legais para efeitos de Segurança Social e de Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).

O gabinete da secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva, é composto por sete pessoas.

O gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, integra dez pessoas; enquanto o da sua secretária de Estado, Graça Fonseca, integra 13.

Já o gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Miguel Prata Roque, é constituído por 15 pessoas.

O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, está rodeado de 14 pessoas; o secretário de Estado da Administração Local tem um gabinete com oito elementos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG