PS/Porto quer candidatar cidade a receber Agência Europeia do Medicamento

Dossier da candidatura deverá ser submetido ao governo até final de junho

Os vereadores do PS vão propor, na próxima reunião da Câmara Municipal do Porto, a criação "imediata" de um grupo de trabalho para preparar a candidatura da cidade para receber a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

"Ao levar esta proposta à reunião do executivo municipal, mostramos que, independentemente de termos ou não pelouros, continuamos a contribuir para o progresso e sucesso da cidade do Porto", afirmou hoje à Lusa o líder da Federação Distrital do PS/Porto, também candidato às eleições autárquicas de outubro, Manuel Pizarro.

O socialista referiu que o dossier de candidatura, preparado por um grupo de trabalho que deve incluir a autarquia, representantes das instituições de saúde e de ensino superior e das entidades económicas da região, deverá ser submetido ao Governo até ao fim de junho.

"O Porto reúne todas as condições para ser considerada pelo Governo nessa candidatura nacional. Localizam-se na nossa cidade algumas das mais importantes unidades de saúde do país, um conjunto de instituições de ensino superior com enorme prestígio, o maior laboratório ibérico no domínio das ciências da saúde (I3S) e, na área metropolitana, a sede do Health Cluster Portugal", salientou.

Além disso, Pizarro lembrou que a cidade está servida por "modernas" infraestruturas com destaque para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por anos sucessivos considerado o melhor da Europa na sua dimensão, e uma rede hoteleira de "grande qualidade".

O Porto acolhe ainda um vasto conjunto de estruturas culturais com uma programação "cosmopolita e atraente", acrescentou.

"Trata-se de um assunto de grande importância para a cidade e para a região, que deve ser tratado com competência e seriedade, sem nos deixarmos confundir com quaisquer guerras Norte/Sul", considerou.

Segundo o socialista, o Porto tem aqui uma oportunidade para mostrar a sua "coesão e determinação" em estar na linha da frente do desenvolvimento e da atração de investimento, sublinhando que o PS está disponível para, também nesta matéria, dar o seu melhor a favor da cidade.

"A eventual localização da Agência Europeia do Medicamento no nosso país é muito positiva e os esforços do Governo Português para que isso possa acontecer merecem todo o apoio", vincou Manuel Pizarro.

O Conselho de Ministros aprovou em abril a candidatura de Portugal a sede da Agência Europeia do Medicamento, uma vez que devido à saída do Reino Unido da União Europeia a entidade terá que ser relocalizada.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG