PSP acusada de abuso de força em detenção de cidadão com "deficiência psíquica"
Um vídeo com agentes da PSP a deter um homem que alegadamente tem "deficiência psíquica" foi partilhado por centenas de pessoas nas redes sociais durante a tarde de hoje. De acordo com o autor da publicação, que entretanto já não está disponível, em causa estará a detenção feita numa loja Pingo Doce por agentes da esquadra de Odivelas, que alegadamente terão usado força excessiva.
Não se sabe o que antecede a detenção. Ao DN, fonte oficial Pingo Doce adiantou que está "em processo de averiguação interna", não tendo ainda "informação integral da situação". O que foi transmitido pela loja, adiantou, "é que o seu normal funcionamento estava a ser perturbado e que o agente terá procurado repor a ordem".
Segundo o homem que fez a publicação no Facebook, o detido terá decidido fazer uma reclamação e terá pedido ao agente para falar com o chefe deste. "O senhor agente como tem poder amplo da sociedade portuguesa diz 'quem manda aqui sou eu, eu é que sou polícia'", lia-se no post. Entretanto, o homem terá pedido a identificação ao agente, que respondeu solicitando que lhe mostrasse a sua. "O detido diz que não lhe dá e que quer falar com o chefe dele".
No vídeo, vê-se o agente a tentar imobilizar o homem, enquanto este oferece resistência. "Filmem, filmem isto", grita durante as filmagens, nas quais surgem várias pessoas a pedir compreensão com o indivíduo, uma vez que terá "deficiência psíquica". Num segundo vídeo, surgem dois polícias a tentar imobilizar o mesmo homem, tendo acabado por chamar um terceiro elemento.
O DN tentou obter um esclarecimento junto da esquadra da PSP de Odivelas, mas ainda não foi possível obter resposta.