PSD e CDS às turras por causa da rutura em Loures

Cristas disse que centristas não podem ser associados a racismo. Fraquinhos e demagogos, critica social-democrata

Sociais-democratas criticaram a retirada de apoio do CDS ao candidato autárquico do PSD em Loures, André Ventura, pelas suas declarações sobre as comunidades ciganas, em termos nada meigos para a presidente centrista, Assunção Cristas, que também é candidata em Lisboa à autarquia da capital.

O candidato social-democrata a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e redator do programa da candidatura de Teresa Leal Coelho, José Eduardo Martins, partilhou na sua página do Facebook uma notícia em que Assunção Cristas justificava o corte com o PSD em Loures: "Jamais deixaria que o CDS pudesse ser associado a racismo." Com um comentário breve e violento: "É sempre assim. Quanto mais fraquinhos mais demagogos."

Nos comentários sucederam-se as críticas, onde sobressaiu o do parlamentar do PSD e deputado municipal em Lisboa, Sérgio Azevedo: "Sem querer referir a bandeira do rendimento mínimo nas legislativas de 2009, descontando o excesso verbal do candidato a Loures pela generalização que induziu e o oportunismo desta declaração ter sido feita 48 horas após a decisão do CDS numa visita a um bairro social de Lisboa, espero que a afirmação da dra. Cristas tenha sido feita de calças de ganga e galochas. Não vá a senhora sujar os pezinhos na porcaria que por lá encontrar no chão..."

O centrista Francisco Mendes da Silva - que foi o primeiro no CDS a apelar publicamente à retirada do apoio do partido a Ventura - apontou o dedo a Martins: "Vejo que já foste aculturado pela nova linguagem futebolística da política."

Duarte Marques lamenta "que Cristas não seja coerente e que retire [também] o apoio a alguns candidatos verdadeiramente racistas, xenófobos e homofóbicos que integram algumas listas do CDS por esse país fora". Mendes da Silva pediu ao deputado do PSD "a lista" dos candidatos "ou pelo menos alguns exemplos". Marques não respondeu mas houve quem recordasse que o candidato do CDS na Figueira da Foz demarcou-se da posição do CDS e apoiou o que Ventura disse.

Exclusivos