Presidente da Guiné Equatorial vem a Portugal, mas Marcelo não sabia
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje desconhecer a visita a Portugal do homólogo da Guiné Equatorial, na próxima sexta-feira.
O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, visita a sede da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, adiantou à agência Lusa fonte da organização.
"Eu não estou na sede da CPLP, mas eu nem sabia que vinha cá", respondeu o presidente português, em declarações à Lusa.
"Vou ver", acrescentou o chefe de Estado, à margem de uma visita ao espaço cultural Miguel Torga, em Sabrosa, Vila Real, no âmbito da iniciativa "Portugal Próximo", durante a qual visitará durante dois dias e meio os distrito de Vila Real, Bragança e Guarda.
A visita do Presidente equato-guineense à sede da CPLP decorre a convite pessoal do secretário executivo da organização lusófona, Murade Murargy.
A fonte da organização não soube adiantar qual a agenda de Teodoro Obiang Nguema em Portugal.
A Guiné Equatorial aderiu à CPLP em julho de 2014, na reunião de chefes de Estado e de Governo realizada em Díli, Timor-Leste.
Em declarações à Lusa no mês passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, afirmou que o Governo não convidou Teodoro Obiang a visitar Portugal, ressalvando que um eventual convite teria de ser feito "a outro nível", ou seja, através da Presidência portuguesa.
Mas, adiantou, o executivo "olhará com atenção para o programa e para os interesses que possa haver".