Portugal entrega últimos três caças F-16 à Roménia

Cerimónia decorre quarta-feira na base aérea de Monte Real e conclui processo de venda de 12 caças à Força Aérea romena.

Portugal entrega quarta-feira os últimos três dos 12 caças F-16 que vendeu em 2013 à Roménia por cerca de 180 milhões de euros, informou esta terça-feira o Ministério da Defesa.

O negócio, que envolveu nove aeronaves monolugar e três bi-lugar, traduziu-se num resultado líquido de quase 80 milhões de euros para Portugal e incluiu a formação de nove pilotos e oito dezenas de técnicos de várias áreas.

Os primeiros seis caças foram entregues há precisamente um ano. Do conjunto de 12 aeronaves, três foram adquiridas aos EUA e modernizadas em Portugal.

A Força Aérea mantém três dezenas de caças em duas esquadras, a que estão atribuídas missões de combate aéreo ofensivo e defensivo, bem como ataque a alvos de superfície.

Tanto a Roménia como a Bulgária já manifestaram intenção de adquirir novos caças F-16 a Portugal, num processo que envolve a compra de aparelhos aos EUA para modernização na Força Aérea e posterior revenda.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG