Percebes de Aljezur

Das actividades e produtos locais associados ao mar, no concelho de Aljezur, destacam-se a pesca e a mariscagem. Esta última, sobretudo no que diz respeito à apanha do percebe, é uma das principais fontes de rendimento para as famílias do concelho e um ex-líbris gastronómico.

O percebe, que cresce agarrado às rochas em zonas onde a água é mais "batida", é de extrema importância para a economia local, quer pelas famílias que dependem economicamente deste produto, quer pela qualidade enquanto produto gastronómico.

A apanha do percebe encontra-se documentada em várias publicações. Vestígios pré-históricos atestam que já os antepassados dependiam da apanha de mariscos do mar para sobreviver, actividade que persiste.

O percebe desta costa tem um sabor singular, devido às condições naturais únicas, tanto a nível ambiental como a nível da dinâmica do mar.

Como se faz

Cozer os percebes em água do mar. Colocar água num tacho, após esta levantar fervura, colocar 1kg de percebes, e esperar que a água volte a levantar fervura. Os percebes ficam prontos após 5 minutos dentro da água em ebulição. Caso não se consiga água do mar, adicionar sal à água, numa quantidade semelhante à do mar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG