Orçamento do Estado segue para Belém a 23 de março

Fora de Portugal, Marcelo evitou falar sobre o documento. "O mundo não acaba hoje." E também não antecipou comentários sobre as provas de aferição

Sentado numa cadeira, microfones apontados, Marcelo Rebelo de Sousa estava cansado, e confessou-o perante a rajada de perguntas dos jornalistas que o acompanharam na sua segunda visita de cumprimentos desta quinta-feira, uma semana depois de ter tomado posse. Primeiro ao Vaticano, pela manhã, com o Papa, depois a Madrid, já ao início da noite, com os monarcas Filipe VI e Letícia.

Apesar de estar na residência do embaixador português na capital espanhola, o Presidente da República chutou para canto as perguntas mais incómodas sobre a agenda destes dias: Orçamento do Estado, eutanásia e modelo de avaliação no ensino básico. A umas e outras questões, a promessa de que falará. "Quando for adequado", disse da eutanásia; "quando tiver de apreciar o diploma", sobre as provas de aferição; e "quando chegar a Belém", no texto do Orçamento. "O mundo não acaba hoje", disse.

Para este último, pelo menos, Marcelo já tem data: a 23 de março, ao fim da tarde, chegará a Belém a proposta do Orçamento do Estado para 2016, já devidamente corrigida, soube o DN. No Parlamento, tudo está encaminhado nesse sentido.

Na conversa que Rebelo de Sousa manteve com Filipe VI, o rei de Espanha e o Presidente português mostraram "um acordo total nos vários assuntos abordados" nas relações bilaterais entre os dois estados ibéricos. Entre essa "sintonia" estão as questões "económicas e financeiras", com Marcelo a insistir, junto de Filipe VI, aquilo que tem defendido sobre o domínio espanhol da banca portuguesa. "O sistema financeiro é uma componente importante", defendendo que "nenhuma economia deve ter uma presença exclusiva".

Foi também em Madrid que o Presidente anunciou ter convidado o monarca espanhol para uma visita a Portugal entre o final deste ano e o início do próximo. Filipe aceitou, faltando só acertar as datas.

Em Madrid

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG