Nova nota de 20 euros já está a ser aproveitada para burlas

Entra hoje em circulação a nova nota de 20 euros. GNR registou já casos de burla com perdas que atingiram quase 4000 euros

A nova nota de 20 euros entra hoje em circulação, mas já está a ser usada para burlas avultadas há meses. A última situação registada pela GNR foi a 27 de outubro, no distrito de Beja: um alegado burlão abordou uma mulher com o argumento de que as notas de 10, 20 e 50 euros iriam sair de circulação. A lesada foi buscar nove notas de 50 euros. O suspeito pegou nas notas e fugiu. O valor desta burla foi de 450 euros.

Outra situação aconteceu no dia 10 de julho e, dessa vez, a nova nota de 20 euros foi o único pretexto. Dois homens, fazendo-se passar por funcionários de um banco, abordaram uma mulher residente no distrito de Beja para lhe explicar que as notas de 20 euros iriam ser substituídas por novas notas de 20 euros. Os dois alegados burlões, de conversa fácil, pediram o bilhete de identidade à vítima. A mulher foi buscar e quando chegou ao exterior já a dupla se tinha posto em fuga. O valor da burla foi de três mil euros.

Nos dois casos registados, o valor total das burlas foi perto de quatro mil euros. Os suspeitos nestas duas situações - as únicas registadas pela GNR até ao momento - ainda não foram detidos.

Leia mais no e-paper ou na edição impressa do DN

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG