Marcelo vai receber em maio o secretário-geral das Nações Unidas

Presidente recebe Ban Ki-Moon e devolve a visita à sede das Nações Unidas em setembro. Objetivo é fazer lobby pela candidatura de Guterres à ONU

Marcelo Rebelo de Sousa revelou este sábado, durante uma ida à Ovibeja, no âmbito da sua visita de três dias ao Alentejo, que vai receber em maio o atual secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Numa altura em que, numa banca do certame, lhe era oferecido presunto, o Presidente da República aproveitou a oferta e garantiu que lhe iria ser útil para os próximos jantares com chefes de Estado em Belém, e também com o secretário-geral das Nações Unidas.

"Tenho agora jantares com vários chefes de Estado e com o secretário-geral das Nações Unidas. Este presunto é bom para jantares, é presunto para o secretário-geral das Nações Unidas", disse Marcelo.

Ao que o DN apurou, Ban Ki-Moon será recebido em Belém na segunda quinzena do próximo mês de maio e, ao contrário de Mario Draghi, que Marcelo convidou para uma reunião do Conselho de Estado, Ban Ki-moon não deverá participar em qualquer iniciativa do mesmo género.

O secretário-geral da ONU vem numa visita oficial a Portugal e foi convidado por Marcelo para jantar em Belém, no âmbito das missões de diplomacia do Presidente. O objetivo do PR é fazer lobby pela candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas.

Marcelo devolverá depois a visita a Ban Ki-moon, estando previsto que o Presidente se desloque em setembro à sede das Nações Unidas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG