Marcelo vai condecorar atletas medalhados nos Europeus de atletismo

A condecoração está marcada para amanhã à tarde

O presidente da República vai condecorar os atletas medalhados no Campeonato da Europa de Atletismo. Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar os atletas com a Ordem do Mérito, esta quarta-feira, antes da receção ao Comité Olímpico Português, que está marcada para as 18:00, no Palácio de Belém. Fernando Pimenta, medalhado em junho nos Europeus de Canoagem em Moscovo, também vai ser condecorado.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, criticou hoje a desigualdade do tratamento dado aos atletas portugueses. Isto porque, no plano inicial, apenas os jogadores da seleção de futebol seriam condecorados.

"Estamos num tempo de afetos, mas sabemos que os afetos não têm sido iguais a todos. Neste caso, somos nós que temos de passar os afetos aos atletas", afirmou Jorge Vieira.

O presidente da FPA pediu equidade no tratamento de todas as modalidades: "Quando vejo um jogo de futebol, penso que os nossos atletas são iguais a estes. Esforçam-se e não se esforçam menos. Por isso, merecem o mesmo reconhecimento, o mesmo afeto que outros merecem na sociedade desportiva".

A equipa portuguesa de atletismo teve este ano os melhores resultados de sempre, trazendo para casa seis medalhas no total, três de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Sara Moreira foi medalha de ouro na meia-maratona, a mesma prova em que Jéssica Augusto conseguiu o bronze - e a esta junta-se o ouro por equipas, já que Dulce Félix acabou em 12.º lugar. Félix já tinha conseguido a medalha de prata nos 10.000 metros. Patrícia Mamona conseguiu a medalha de ouro no triplo salto e e Tsanko Arnaudov a medalha de bronze no lançamento do peso.

Na segunda-feira ao início da tarde, o Presidente da República recebeu nos jardins do Palácio de Belém a seleção portuguesa de futebol que se sagrou campeã europeia no domingo e entregou a cada um dos jogadores e treinadores alvarás de concessão de condecorações com a Ordem do Mérito que lhes serão atribuídas mais tarde.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG