Marcelo garante que "há futuro" para o Arsenal do Alfeite

Marcelo Rebelo de Sousa homenageou passado dos estaleiros e dos trabalhadores que "fizeram o seu prestígio".

O Presidente da República assegurou esta quinta-feira que "existe futuro" para os estaleiros navais do Arsenal do Alfeite (AA).

Marcelo Rebelo de Sousa intervinha na visita à empresa de capitais exclusivamente públicos, onde homenageou "o passado da instituição" e também o dos "muitos que ainda servem" o AA.

"Há futuro e o Presidente da República veio certificar que existe futuro" para o AA, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que ali esteve acompanhado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello - cujo avô fundou os estaleiros em 1939 -, e pelo comandante da Marinha, almirante Silva Ribeiro.

Após a apresentação do AA pela sua presidente, Andreia Ventura, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma "mensagem simbólica" de que a empresa "não vai parar e vai ter futuro, se possível para além do que muitos sonharam ou esperaram durante os últimos anos".

O Presidente da República fez depois rasgado elogio aos estaleiros: "Já começou esta viragem porque o Governo está apostado no futuro do AA e porque há uma linha de rumo" para os próximos anos que "é uma estratégia e não é uma tática".

Destacando que "o que é bom para o AA é bom para os municípios" da margem sul do rio Tejo, o Presidente da República insistiu em manifestar a sua "mensagem de confiança e de esperança" nos estaleiros: "Há uma missão, há uma estratégia, uma equipa, um relacionamento natural com a Armada, abertura ao mundo" com o processo de internacionalização em curso e onde se consegue "aproveitar o melhor dos mais antigos com o melhor dos mais novos sem conflito de gerações."

A este propósito, Andreia Ventura lembrou que a média de idades dos 504 trabalhadores atuais é de 48 anos e que, além dos 26 contratados em 2016 sem experiência para ali serem formados, está em curso um processo de admissão de mais 40 funcionários.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG