Legionela detetada em fábrica de químicos de Vila Franca de Xira

Autoridades de saúde ainda não sabem se é esta a fonte do surto da Doença dos Legionários que já causou cinco mortos.
Publicado a
Atualizado a

Vestígios de legionela foram encontrados em duas das 12 torres de refrigeração da fábrica da Solvay Portugal na Póvoa de Santa Iria. A empresa confirmou à RTP que as primeiras análises indicam a presença da bactéria, mas o porta-voz da Solvay disse também ao Público que os testes noutras fábricas da região foram também positivos.

Todas as torres de refrigeração da Solvay, mas também da Central de Cervejas, e ADP Fertilizantes foram entretanto temporariamente encerradas para serem analisadas e limpas.

A subdiretora-geral de Saúde tem alertado, no entanto, que "enquanto não houver um comprovativo analítico" as autoridades sanitárias não podem imputar um nexo de causalidade a uma única fonte. E para isso é preciso conhecer os resultados das análises laboratoriais. A presença destas bactérias e o ocorrência de casos é mais comum nesta altura do ano, explicou Graça Freitas - o que é pouco comum é a dimensão deste surto.

Segundo a Direção-geral da Saúde (DGS), já morreram cinco pessoas vítimas de legionela, havendo 233 casos registados. Em comunicado, a DGS adiantou ainda que se encontram internadas nos cuidados intensivos 38 pessoas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt