Kerry salienta "riqueza das contribuições" de Portugal para a História
O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, John Kerry, salientou hoje a "riqueza das contribuições" feitas pelos portugueses na história mundial, numa declaração a propósito do Dia de Portugal, que hoje se comemora.
"Em nome do Presidente Obama e do povo americano, estendo os melhores cumprimentos ao povo de Portugal neste Dia de Portugal", escreve o secretário de Estado norte-americano, que ocupa um cargo semelhante ao de ministro dos Negócios Estrangeiros nos países europeus.
Segundo o mesmo responsável, esta é uma data em que "refletimos sobre a riqueza das contribuições feitas pelo povo português para a história mundial", acrescenta o antigo senador, exemplificando com os feitos de Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e Luís de Camões.
"Hoje, gerações de portugueses-americanos estão a transportar essa cultura vibrante para a fábrica da vida americana", acrescenta o diplomata, lembrando que frequentemente ouve "a língua de Camões" na sua própria casa, dado o casamento com Teresa Heinz, nascida em Moçambique antes da independência do país.
"É uma lembrança dos nossos laços bilaterais próximos", diz John Kerry, numa mensagem onde lembra ainda o "trabalho conjunto" feito no âmbito da NATO com o Governo português, um "aliado e forte parceiro no apoio à prosperidade partilhada, paz internacional, democracia e direitos humanos".