Deputados do PS vão descobrir "Portugal de sucesso"

Jornadas Parlamentares em Bragança debatem "Portugal melhor", com a nota de que o "crescimento económico não se faz da mesma forma em todo o território nacional"

O PS reúne-se esta quinta e sexta-feira em Jornadas Parlamentares, em Bragança, tendo como lema "Portugal Melhor - Portugal de sucesso", para mostrar casos de "sucesso" no interior do país e que será encerrada pelo secretário-geral socialista, António Costa.

Para o líder parlamentar do PS, Carlos César, vive-se uma "experiência muito positiva para a solução governativa atual", com a compatibilização entre a redução do défice e o afastamento das políticas de austeridade.

No Parlamento, na terça-feira, o primeiro-ministro já adiantou que, com a nova margem orçamental ganha por Portugal junto das instituições europeias, na sequência da provável saída do país do procedimento por défice excessivo, uma das prioridades será o investimento na valorização do território.

Em conferência de imprensa, na quarta-feira, o também presidente dos socialistas, Carlos César, salientou que, nesta legislatura, o PS já se reuniu em Jornadas Parlamentares em Vila Real, nos Açores e na Guarda, tendo a direção da sua bancada estado recentemente na Madeira.

"Este itinerário do Grupo Parlamentar do PS tem um significado que queremos transmitir como impulso à atividade governativa no país. Os resultados da governação são constantemente transmitidos em termos de indicadores de natureza geral (défice, crescimento) com uma leitura linear do nosso país. Mas, a verdade, é que o crescimento económico não se faz da mesma forma em todo o território nacional, nem os cidadãos em situação de pobreza se distribuem da mesma forma por todo o país", advertiu, numa referência aos limites das interpretações estatísticas.

O programa oficial das Jornadas Parlamentares do PS abre com uma reunião de Carlos César com o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Venâncio Dias, visitando depois a Obra Social Padre Miguel e a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança.

Na parte da tarde, o líder da bancada socialista visita Mirandela, por ocasião do feriado municipal desta cidade transmontana, regressando ao fim da tarde a Bragança, onde haverá um jantar com intervenção do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, entre outros dirigentes socialistas.

Na sexta-feira, pela manhã, os trabalhos políticos das Jornadas Parlamentares arrancam com uma intervenção de fundo do presidente do Grupo Parlamentar do PS, estando em seguida previstos debates sobre "Empreendedorismo local: casos de sucesso" e "Perspetivas da juventude em Portugal".

Estes dois painéis têm como convidados jovens que entraram em investimentos inovadores em Trás-os-Montes, designadamente em áreas como a horticultura, química aplicada ao setor alimentar, produção de coelhos, fabrico de vasilhames em madeira, ou através da criação de escorregas insufláveis para animação.

Os deputados socialistas ouvirão ainda o fotógrafo Pedro Rego, natural de Bragança, que se especializou na vida selvagem e paisagem e que já venceu quatro prémios de fotografia, tendo visto o seu trabalho reconhecido pela "National Geographic". Na área da juventude, falará Nour Machlah, um ativista pelos Direitos Humanos sírio, residente em Portugal, assim como o ciclista profissional e atleta de alto rendimento Daniel Silva.

As Jornadas Parlamentares do PS em Bragança acontecem quatro dias depois da decisão de Bruxelas de propor que Portugal saída do procedimento por défice excessivo e antes da realização em Vila Real da Cimeira Luso-Espanhola dedicada ao tema da cooperação transfronteiriça.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG