17 dezembro 2015 às 15h03

Jorge Sampaio formaliza apoio a Sampaio da Nóvoa

Antigo presidente da República assinou declaração de apoio à candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa

Manuel Carlos Freire

Jorge Sampaio afirmou esta quinta-feira que Sampaio da Nóvoa tem os "princípios e valores" necessários a quem exerce o cargo de Chefe do Estado e faz "uma correta interpretação dos poderes presidenciais", na formalização do apoio à candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa.

O presidente da República "não é uma folha seca, é alguém que tem que ter princípios e valores, para além de defender a Constituição", bem como possuir "um conjunto de características que o candidato tem e que sei que tem há muito tempo", sublinhou Jorge Sampaio.

[youtube:4gcicNUfa84]

"Os temas que [Sampaio da Nóvoa] tem desenvolvido, a forma como tem agido, a abertura de espírito, aquilo que acho que é uma correta interpretação dos poderes presidenciais e os grandes ideais [...] pelos quais se bate são coisas verdadeiramente fundamentais num Presidente da República", declarou o terceiro Chefe do Estado no pós-25 de Abril.

Jorge Sampaio falava junto à mesa onde formalizou o apoio à candidatura do seu antigo consultor para a Educação e de quem é apoiante desde o início. "Faltava esta importante declaração, que é a declaração de apoio da candidatura do ponto de vista formal. São precisas assinaturas e eu faço muito gosto em assinar esta candidatura no dia de hoje", sublinhou o ex-presidente.

O antecessor de Cavaco Silva, dizendo que o esforço do ex-reitor "como candidato independente é ainda maior na exata medida" em que sê-lo "não é fácil" em Portugal, acrescentou: "Manifestar a minha solidariedade ao candidato Sampaio da Nóvoa era algo que me parecia indispensável."

"Aqui está o papel, o documento a pôr por escrito aquilo que verbalmente já era sabido", concluiu Jorge Sampaio.