Portugal é o primeiro país a receber aeronave militar KC-390

Avião de transporte militar do construtor brasileiro Embraer, em fase de testes, é apresentado em Alverca no dia 4 de julho.

Portugal é o primeiro país fora do Brasil a receber a aeronave de transporte militar KC-390, em Évora e Alverca.

O aparelho, em cujo projeto de desenvolvimento há uma participação significativa da indústria portuguesa, vai estar na próxima semana em Évora - onde o construtor brasileiro Embraer tem duas fábricas - e, a 4 de julho, em Alverca (nas instalações da OGMA), soube o DN.

As cerimónias de apresentação do KC-390 em Portugal antecedem a participação do aparelho na feira aeronáutica internacional de Farnborough, em Inglaterra, que decorre de 11 a 17 de julho.

Além do Brasil, Portugal, Argentina e República Checa são os outros países envolvidos na construção do Embraer KC-390, que pelas suas características é visto como a aeronave de transporte militar que vai substituir os C-130 a nível global.

Portugal manifestou intenção de comprar seis aparelhos e, segundo fontes da Força Aérea, os testes pedidos para verificar se o KC-390 cumpre o que os projetistas e engenheiros puseram no papel têm sido executados com sucesso.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?