Marcelo encontra-se com Fidel Castro

Presidente português e líder histórico cubano vão reunir-se a sós, dia 26, em Cuba. Foi Marcelo quem solicitou o encontro

O Presidente da República inicia na próxima terça-feira uma visita de Estado de dois dias a Cuba. Pediu um encontro com o líder histórico da revolução cubana e Fidel Castro aceitou.

Ir a Cuba e não ter um encontro com Fidel Castro, seria o equivalente para Marcelo Rebelo de Sousa a ir a Roma e não ver o Papa. Mas com o líder histórico cubano, o caso é um pouco mais complexo. Com 90 anos completados em agosto, Fidel Castro luta contra uma doença nos intestinos que o foi afastando progressivamente da vida política desde 2006, até ao afastamento total e passagem de testemunho para o irmão Raúl em 2008.

Os encontros com o líder da revolução cubana não fazem parte dos programas oficiais. Quem visita Cuba e quer encontrar-se com Fidel Castro, normalmente, solicita esse encontro às autoridades cubanas e fica a aguardar resposta. Foi exactamente isso que Marcelo Rebelo de Sousa fez. Ao que o DN e a TSF apuraram, no planeamento da visita de Estado a Cuba, o Presidente da República solicitou esse encontro e a resposta que obteve foi positiva. O encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e Fidel Castro deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 26, no primeiro dia de programa oficial em Havana. Depois do almoço, numa parte do programa que deverá ser reservada, Marcelo desloca-se até à casa onde reside Fidel Castro para um encontro a sós. Ninguém da comitiva está autorizado a entrar com o Presidente. No final deverá ser divulgada uma fotografia dos dois que, em princípio, será tirada pelo filho de Fidel Castro. Tudo isto se o estado de saúde de Fidel o permitir.

As aparições do líder da revolução cubana têm sido cada vez mais raras. A última foi em Abril deste ano, no encerramento do Congresso do Partido Comunista Cubano. Visivelmente debilitado e perante uma plateia de 1300 militantes comunistas, Fidel Castro assumiu que provavelmente não voltaria a pisar aquela sala e que nunca pensou viver tantos anos.

Exclusivos