Homem abandona cão em canil atirando-o por cima da rede

Imagens captadas pelas câmaras de videovigilância foram partilhadas no Facebook
Publicado a
Atualizado a

Um homem que atirou um cão por cima de uma rede de um canil privado em Soure, distrito de Coimbra, acabou por ser apanhado pelas câmaras de videovigilância e as imagens do abandono foram partilhadas por um voluntário no Facebook.

Os vídeos, captados este domingo ao final da tarde, mostram um homem que chega num Smart e estaciona junto à Sourepatas - Associação de Defesa dos Animais de Soure, e rapidamente pega no cão que estava dentro do automóvel e atira-o sobre a rede, partindo logo de seguida.

Pedro Simões, voluntário no canil, decidiu partilhar as imagens na sua página de Facebook e pede ajuda para encontrar o responsável pelo abandono e também para melhorar as imagens captadas, no sentido de identificar a pessoa que atirou animal para o interior do canil. "Partilhem muito", pediu o voluntário.

"Tu do Smart branco foste apanhado a enviar um cão por cima da rede. Foi há 10 minutos atrás eu vi-te e já estou a ir apresentar queixa contra ti. Já foste. Às 18h49m25s. Se houver alguém que consiga melhorar a qualidade das imagens ou que conheça as pessoas em causa agradeço contacto", escreveu Pedro Simões.

O post já foi partilhado mais de 7 mil vezes e existem voluntários que estão a editar as imagens para que se torne "perceptível" ou a matrícula do automóvel ou o rosto da pessoa que abandonou o animal.

No entanto, os comentários dividem-se: há quem defenda que o animal não foi abandonado, mas sim deixado num canil onde poderá receber bons cuidados, e também há quem critique a forma como o animal foi deixado.

O voluntário que partilhou os vídeos também respondeu a quem põe em causa as condições do canil de Soure.

"Todos os bichos estão chipados, vacinados para raiva e dirófilariose, testados para leishmaniose, desparasitados interna e externamente e também estão esterilizados. A única coisa que não tem é uma casa própria. O local tem um amplo espaço para correrem, tem piscina, tem agua quente para banhos. Falta de condições? Onde? ficam todos convidados a visitar o local", esclareceu o voluntário.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt