Empresas de transportes que querem ir para a greve recebidas por secretário de Estado

O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d'Oliveira Martins vai receber esta noite a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas.

O encontro surge depois de a ANTP ter anunciado que a partir das 08.00 desta segunda-feira os camionistas irão paralisar para reclamar a regulamentação do setor, a indexação do preço dos transportes ao dos combustíveis e melhores condições. Em declarações ao DN, o presidente da direção da ANTP, Márcio Lopes, frisou que a paralisação tem "hora e data marcada para começar, mas cujo fim depende das negociações que possam existir".

Segundo soube o DN, os responsáveis da ANTP foram convocados para o encontro que está agendado para depois das 21.00.

Esta decisão pretende que as exigências dos camionistas e empresas - a ANTP representa cerca de 10% do mercado - sejam ouvidas e resolvidas. E estas passam pela existência de uma secretaria de estado dos transportes, a obrigatoriedade de pagamento no período máximo de 30 dias e a criação de um mecanismo para que a inflação também seja refletida no setor dos transportes.

A decisão deste protesto começou a ganhar forma na quarta-feira, com a criação de uma página no Facebook e ganhou força numa reunião em Porto de Mós no sábado.

Exclusivos