Edição deste ano do Carnaval de Loulé vai parodiar a "Web Summit"

Os desfiles vão realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro

A edição deste ano do Carnaval de Loulé, um dos mais antigos do país, vai parodiar a "Web Summit", a cimeira mundial de tecnologia que nos últimos dois anos decorreu em Lisboa, informou hoje a autarquia.

Ao todo, serão 14 carros alegóricos que irão percorrer a principal avenida da cidade, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, sendo retomada, este ano, a tradição de realizar o corso em três dias seguidos (domingo, segunda e terça-feira), ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, com o desfile a sair no sábado em vez de segunda, lê-se na nota da Câmara de Loulé.

Este ano, o tema vai ser "Carnaval Summit de Loulé", uma brincadeira relacionada com aquela cimeira, embora também se mantenha a sátira social, política e desportiva, com a 'presença' do futebolista Cristiano Ronaldo e Vladimir Putin, Presidente do país onde se realiza o Mundial de 2018 de futebol (Rússia), mas também da chanceler alemã, Angela Merkel, e do ministro Mário Centeno.

A eterna rivalidade entre os três maiores clubes de futebol portugueses também estará em destaque, com os presidentes do Sporting e do Porto a fazerem "uma caça à águia encurralada na central de emails", acrescentou a autarquia.

Haverá ainda uma "geringonça" a preparar-se para participar na festa "Web Summit", num cruzeiro muito animado. Do Governo para a Europa, Mário Centeno junta-se a Angela Merkel num carro dedicado às finanças da União Europeia.

"Um detalhe comum a todos os carros alegóricos deste desfile será a alusão à tecnologia, que estará não só nos carros, mas em toda a decoração do recinto, apresentando, assim, um mundo virtual neste sambódromo louletano", lê-se na nota.

Com mais de um século de história, o Carnaval de Loulé é descrito pela autarquia como "uma manifestação etnográfica ímpar, tradição bastante enraizada, e que constitui o principal cartaz do Algarve durante a chamada época baixa do turismo".

Os desfiles arrancam às 15:00, sendo o preço das entradas de dois euros, receita que irá depois reverter para causas solidárias e também para as associações participantes no corso.

Além dos três dias de desfiles, o programa de Carnaval de Loulé 2018 apresenta um conjunto de atividades para dinamizar a cidade nesta época do ano, assim como torneios desportivos, entre outros.

Para segunda-feira, dia 12, está previsto um baile de gala dedicado ao "Loulé Summit" no 'palácio' da Associação Empresarial do Algarve (NERA), na zona industrial, que irá transformar-se numa espécie de Panteão Nacional.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.