Domingos Abrantes é o nome do PCP para o Conselho do Estado

Operário, 79 anos, é membro do partido desde 1954 e funcionário do PCP desde 1956. Eleição é sexta-feira.

"O nome proposto para o Conselho do Estado por parte do PCP é Domingos Abrantes, membro do Comité Central do PCP", segundo uma breve nota enviada esta terça-feira à tarde aos jornalistas pela assessoria de imprensa comunista.

Segundo uma nota biográfica, disponível no site do PCP, Domingos Abrantes é operário, tem 79 anos (nasceu a 19 de janeiro de 1936), é membro do partido desde 1954 e funcionário do PCP desde 1956. Pertenceu à MUD Juvenil (organização de oposição ao Estado Novo).

Domingos Abrantes esteve 11 anos de prisão e participou na fuga de Caxias (em 1961). Já depois do 25 de Abril foi deputado à Assembleia da República, sem interrupções, de 1976 a 1995. É membro do Comité Central desde 1963.

Abrantes será um dos três nomes dos partidos da esquerda da lista de representantes da Assembleia da República no Conselho de Estado. O PS indicará Carlos César, depois de, num primeiro momento, António Costa ter convidado Manuel Alegre, o secretário-geral socialista desconvidou o atual conselheiro de Estado para avançar com o nome do presidente do PS. O BE só indicará o seu representante na quarta-feira de manhã.

A eleição dos representantes da Assembleia da República para o Conselho do Estado realiza-se na sexta-feira. Serão apresentadas duas listas, uma à esquerda, outra à direita, com os representantes a serem escolhidos pelo método de Hondt.

Ler mais

Exclusivos