Inspetores da ASAE convocam greve para 09 de outubro

Associação Sindical dos Funcionários da ASAE não concorda com propostas do governo

Os inspetores da ASAE convocaram uma greve geral para 09 de outubro, como forma de luta por melhores condições laborais, anunciou hoje a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE).

A decisão foi tomada em assembleia geral na sexta-feira, em Pombal, numa reunião para apreciar a proposta apresentada pelo Governo, no final de um longo processo de negociação para criar a carreira especial de inspeção da ASAE.

Por unanimidade, foi aprovada uma moção, a rejeitar parcialmente a proposta do Governo, que não vai ao encontro das legítimas expectativas dos inspetores, nem reflete a importância, valor e dignidade da ASAE

Na mesma moção, os inspetores da ASAE exigem uma negociação suplementar com o ministério das Finanças, face ao que chamam de "incapacidade e irredutibilidade" do ministério da Economia em negociar matérias como as regras de transição para a carreira única, o horário de trabalho e uma nova tabela remuneratória.

Os inspetores dizem também que não aceitam as regras de transição para a carreira única, propostas pelo Governo, por serem" injustas e segregadoras" e não integrarem 60% do atual corpo inspetivo.

Os trabalhadores da ASAE rejeitam ainda o regime de horário de trabalho e não aceitam que a tabela remuneratória apresentada pelo Governo não possa ser negociada.

Exclusivos