Escolas e creches de Vagos encerradas, diz autarquia

As escolas e creches do concelho de Vagos vão estar encerradas durante o dia devido aos incêndios, informou a câmara municipal.

Numa mensagem publicada no Facebook, lê-se que devido aos focos de incêndio que afetaram o concelho de Vagos, a Câmara Municipal informa que, por questões de segurança, todas as escolas e creches do concelho estarão fechadas durante o dia de hoje".

Quase 6.000 operacionais estavam ao início da manhã de hoje no terreno a combater as chamas em todo o país, apoiados por cerca de 1.800 veículos, após um fim de semana com seis mortos, casas ardidas e famílias realojadas.

Segundo os dados disponíveis pelas 07:30 na página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), são 22 os incêndios mais importantes e o que mais meios mobiliza, com 659 bombeiros, é o que lavra desde o início da manhã de domingo na freguesia de Lousã e Vilarinho, na Lousã (Coimbra).

O dia de domingo foi considerado pelas autoridades o pior em termos de incêndios, tendo deflagrado mais de 500 fogos em território nacional, que provocaram a morte a seis pessoas e feriram outras 25, seis das quais com gravidade.

Destes, quatro estão relacionados com um acidente na autoestrada 25 (A25), quando as pessoas tentavam fugir às chamas.

Várias habitações arderam, diversas localidades foram evacuadas e há estradas que se mantêm cortadas ao trânsito.

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG