Há convites para debates, mas Rio e Santana ainda não se entenderam

Candidatos vão estar nas mesmas iniciativas, só que vão falar às bases em separado.

Há convites de vários meios de comunicação social, nomeadamente das televisões, para debates entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes, mas continuam por agendar e não há data à vista para que ocorram. Isto porque Santana entende que os tête-à-tête com o adversário na corrida à liderança do PSD também devem ocorrer nas estruturas do partido, mesmo que seja em número reduzido. E faz depender uma coisa da outra.

Rui Rio, que rejeitou os debates a dois inicialmente propostos por Santana Lopes - que defendeu que deveriam ser feitos em todas as distritais do partido -, mostrou-se aberto a um número reduzido de confrontos. Mas as duas candidaturas não chegaram ainda a nenhum entendimento sobre esta matéria, apurou o DN.

Os candidatos vão manter-se para já na estrada ao encontro das bases e até vão estar nos mesmos dias a debater com militantes, mas a falar em separado, tal como aconteceu nas recentes jornadas parlamentares do PSD, em Braga. No próximo sábado, dia 11, vão ao Encontro Nacional da JSD, na Casa da Cultura, em Coimbra, e no dia 18 estarão com as Mulheres Social--Democratas.

Entretanto, Pedro Santana Lopes esteve ontem em Faro, onde saiu com um apoio de quatro dos cinco presidentes de câmara do PSD do distrito de Faro: Carlos Silva e Sousa, Albufeira; Rogério Bacalhau, Faro; Rui André, Monchique; e Maria da Conceição Cabrita, Vila Real de Santo António. Além destes autarcas, o antigo líder do PSD tem ainda ao seu lado o presidente da distrital do PSD de Faro, David Santos, e do presidente da JSD-Algarve, Carlos Eduardo Martins.

Entre os apoios de Santana contam-se presidentes de várias distritais: Maurício Marques, Coimbra; Pedro Pinto, Lisboa; António Bragança Fernandes, Porto; João Francisco Torrado, de Beja; Sónia Silva Ramos, de Évora; Nuno Carvalho da Serra, de Santarém; Manuel Frexes, de Castelo Branco; e José Francisco Damas Antunes, de Lisboa Área Oeste.

Do lado de Rui Rio estão contabilizados os presidentes das distritais de: Viana do Castelo, Carlos Vieira; Vila Real, António Machado; Bragança, Jorge Fidalgo; Aveiro, Salvador Malheiro; Leiria, Rui Rocha; Guarda, Carlos Peixoto; e Portalegre, Armando Varela. Há ainda outros apoios ao ex-autarca do Porto assumidos: em Braga, o vice--presidente da distrital, André Coelho Lima; o vice da distrital de Coimbra, Paulo Leitão; em Évora, o vice Francisco Figueira; em Faro, o vice Cristóvão Norte; em Viseu, o vice Carlos Silva Santiago; e em Santarém, o vice-presidente, João Moura.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG