Guterres e secretária de Estado do MNE em conferência em Tóquio
O Governo Português foi convidado, pelo Japão para participar no Fórum diplomático em Tóquio.
A conferência contará com a participação do secretário-geral das Nações Unidas (Ban Ki-moon), de diversos chefes de Estado e membros de governos africanos e de parceiros internacionais na cooperação para o desenvolvimento, incluindo outros governos europeus e o setor privado
Segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, "este fórum tem como objetivo a promoção do diálogo político entre os líderes africanos e os seus parceiros para o desenvolvimento, a par da mobilização de apoios às iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável naquele continente".
"O convite a Portugal resulta de consultas político-diplomáticas com Tóquio visando oportunidades de cooperação trilateral luso-japonesa com parceiros africanos", sublinhou ainda a nota.
O Ticad foi criado em 1993, com a perspetiva de definir o programa de cooperação do Japão com África, e a 6.ª edição é a primeira que se realiza num país africano, com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de cerca de 30 chefes de Estado do continente.
Shinzo Abe desloca-se acompanhado por vários membros do seu governo e de uma numerosa delegação, que inclui 80 empresários, segundo dados divulgados pela agência France Presse (AFP).
O evento será dominado por discussões sobre desenvolvimento económico (construção de infraestruturas, formação de pessoal e melhoria da produtividade), saúde e estabilidade social.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, é um dos estadistas africanos presentes na conferência internacional.