Guterres e secretária de Estado do MNE em conferência em Tóquio

Teresa Ribeiro e António Guterres estarão na 6.ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad), que decorrerá em Nairobi, a convite do governo japonês.

O Governo Português foi convidado, pelo Japão para participar no Fórum diplomático em Tóquio.

A conferência contará com a participação do secretário-geral das Nações Unidas (Ban Ki-moon), de diversos chefes de Estado e membros de governos africanos e de parceiros internacionais na cooperação para o desenvolvimento, incluindo outros governos europeus e o setor privado

Segundo o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, "este fórum tem como objetivo a promoção do diálogo político entre os líderes africanos e os seus parceiros para o desenvolvimento, a par da mobilização de apoios às iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável naquele continente".

"O convite a Portugal resulta de consultas político-diplomáticas com Tóquio visando oportunidades de cooperação trilateral luso-japonesa com parceiros africanos", sublinhou ainda a nota.

O Ticad foi criado em 1993, com a perspetiva de definir o programa de cooperação do Japão com África, e a 6.ª edição é a primeira que se realiza num país africano, com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de cerca de 30 chefes de Estado do continente.

Shinzo Abe desloca-se acompanhado por vários membros do seu governo e de uma numerosa delegação, que inclui 80 empresários, segundo dados divulgados pela agência France Presse (AFP).

O evento será dominado por discussões sobre desenvolvimento económico (construção de infraestruturas, formação de pessoal e melhoria da produtividade), saúde e estabilidade social.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, é um dos estadistas africanos presentes na conferência internacional.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG