Grupo de 38 refugiados chega entre hoje e quarta-feira
A maioria destas pessoas, que esteve em centros de acolhimento em Itália, vem da Eritreia.
Um grupo de 38 refugiados (37 adultos e um bebé), composto maioritariamente por pessoas oriundas da Eritreia, chegam a Portugal entre hoje e quarta-feira, avançou à agência Lusa o Ministério da Administração Interna (MAI).
Segundo o MAI, 10 refugiados chegam hoje às 16:05 a Lisboa, estando previsto que um segundo grupo chegue na terça-feira às 18:20 e um terceiro na quarta-feira também às 18:20.
Os 37 refugiados são na sua esmagadora maioria de nacionalidade eritreia, têm várias idades e têm estado à espera provisoriamente a aguardar recolocação em centros de acolhimento de Itália, onde têm chegado, sobretudo, pessoas oriundas da Eritreia, afirmou, na semana passada, em Bruxelas, a ministra da Administração Interna.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Na ocasião, Constança Urbano de Sousa adiantou que "os refugiados irão ser distribuídos de acordo com as capacidades das associações" como câmaras municipais ou santas casas da misericórdia.
Entretanto, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) indicou à Lusa que o grupo de refugiados que chega a Portugal entre hoje e quarta-feira é composto por 37 adultos e um bebé.
Segundo o SEF, 36 refugiados são da Eritreia, um tem nacionalidade síria e outro marroquina, tendo o mais novo, além do bebé, 19 anos e o mais velho 38 anos.
O grupo de refugiados vai ser recebido pelas entidades diretamente envolvidas nos projetos de integração, como santas casas da misericórdia, câmara municipal de Lisboa, Serviço Jesuíta aos Refugiados, Conselho Português para os Refugiados e Cruz Vermelha Portuguesa, e encaminhados para os locais de acolhimento, situados em áreas dos municípios de Alenquer, Amarante, Braga, Coimbra, Covilhã, Guimarães, Lisboa, Lourinhã, Mafra, e Vila Viçosa.
Os 38 refugiados chegam a Lisboa ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia, acordado em setembro, e em que Portugal se disponibilizou para receber 4.486 refugiados, no prazo de dois anos.
Segundo os últimos dados divulgados pela Comissão Europeia, de um total de 160 mil pessoas a recolocar durante dois anos, foram distribuídas 598, das quais 30 em Portugal.
O SEF indica ainda que se prevê para breve novas chegadas de refugiados a Portugal, tendo em conta que o processo de recolocação para Portugal se encontra a decorrer.