Força Aérea divulga novas imagens dos bombardeiros russos

Força Aérea revela pormenores da "missão de defesa aérea em espaço aéreo de responsabilidade nacional" realizada ontem.

A Força Aérea Portuguesa (FA) divulgou hoje imagens dos bombardeiros russos e da "missão de defesa aérea em espaço aéreo de responsabilidade nacional" realizada ontem.

No comunicado, a FAP explica que "o Sistema de Defesa Aérea (DA) da FA detetou duas aeronaves não identificadas [na manhã de ontem] numa zona a noroeste de Portugal continental e com rumo sul, sem plano de voo e sem comunicações com o Controlo de Tráfego Aéreo".

A atividade foi reportada à NATO e foi "decidido ativar a parelha de aeronaves F16 Fighting Falcon, em alerta permanente na Base Aérea de Monte Real, para intercetar e identificar as aeronaves", quer eram novamente bombardeiros Tu-95 "Bear", de nacionalidade russa.

A FAP diz ainda que esta missão foi muito semelhante à de quarta-feira, embora desta vez os bombardeiros russos tenham viajado até em direção a sul por mais algum tempo. "Depois, voltaram a mudar o rumo para norte, tendo sido escoltados até à sua saída do espaço aéreo de responsabilidade nacional."

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.