Ferro pede: "Procuremos falar a uma só voz na Europa"

O presidente da Assembleia da República aproveitou a sessão solene do 25 de Abril para pedir unidade em torno de uma nova ideia de Europa

"Debatamos tudo mas procuremos depois falar a uma só voz na Europa, em nome da Europa que queremos: uma Europa mais centrada na solidariedade social do que nas décimas das finanças públicas", afirmou Eduardo Ferro Rodrigues (PS).

Pedindo que a ação política não seja tolhida pelo "cinismo", o presidente do Parlamento apelou: "Lutemos para que a nossa Europa volte a ser para o resto do mundo o farol dos Direitos Humanos."

Ferro manifestou ainda preocupação com o facto de hoje a abstenção ser muito maior do que há 40 anos, "dias de uma abstenção mínima e de uma alegria máxima no rosto das pessoas".

"Peço mais atenção para os sinais que nos chagam de sucessivos inquéritos à opinião dos portugueses, ao nível da confiança nas instituições democráticas", apelou.

Neste contexto, e depois de dizer que é preciso "um Parlamento à altura do nosso tempo", Ferro Rodrigues falou na necessidade de "encontrar formas inovadoras que permitem caminhar para uma nova democracia de proximidade".

E anunciou: "Em diálogo com os deputados e os grupos parlamentar, levarei em breve à agenda da conferência de líderes o tema da Democracia Digital para encontrarmos, em conjunto, as melhores soluções que permitam responder a esta preocupação urgente".

Ferro Rodrigues saudou também os trabalhos parlamentares já iniciados de reforma do sistema político e de reforço da transparência da classe política. Mas avisou: "A transparência não se confunde com populismo. Pelo contrário, o reforço da transparência é o melhor antídoto contra o populismo".

Ao poder judicial, ao poder político em geral e à comunicação social deixou também um recado: "Não se pode esperar dos portugueses respeito por quem não se dê ao respeito ou por quem não respeite as regras e as normas do Estado de Direito Democrático."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG