Feira dos Carvalhos e Senhora da Saúde ficarão ligadas por escada rolante de 2,5 milhões de euros

As escadas rolantes são parte de uma solução mecânica encontrada para superar o desnível de cota que existe entre os dois espaços

A feira dos Carvalhos e o largo da Senhora da Saúde, em Vila Nova de Gaia, vão ser ligados por escada rolante, apontou hoje o presidente da câmara que estima um investimento global a rondar 2,5 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues descreveu que em causa está a reabilitação quer da feira, quer do espaço religioso, sendo que este segundo projeto é partilhado com a Confraria da Senhora da Saúde.

"Prevemos a reabilitação integral da feira e a reabilitação do espaço da Senhora da Saúde criando, dentro do quadro religioso, um espaço natureza e de lazer", descreveu o autarca.

Quanto às escadas rolantes, estas são parte de uma solução mecânica encontrada para superar o desnível de cota que existe entre os dois espaços, bem como integrar os locais que neste momento são atravessados pela Estrada Nacional 1.

A câmara de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, inseriu esta plataforma mecânica nas candidaturas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), prevendo que custe entre 600 a 800 mil euros. Já a intervenção total deverá custar cerca de 2,5 milhões.

Na segunda-feira é discutida em reunião de vereação uma proposta que visa a expropriação do espaço que acolherá a plataforma mecânica, operação que custará menos de 10.000 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG