Aviso. Estão a ser enviados falsos emails em nome das finanças 

Finanças alertaram para o esquema e pedem que os contribuintes ignorem estas mensagens com conteúdos maliciosos

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta sobre supostos emails falsos enviados em nome do fisco para alguns contribuintes. Nestes emails, é pedido aos cidadãos para regularizarem dívidas fiscais e descarregar um ficheiro e-fatura.

Na nota publicada no Portal das Finanças, o fisco explica que o ficheiro em causa tem conteúdos maliciosos e que em caso algum deve ser descarregado.

A mensagem enviada aos contribuintes é apresentada como um "aviso importante", tem o logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira e ameaça colocar os recetores na "Lista de Devedores" caso não seja regularizada a situação.

Para prevenir os enganos, as finanças divulgam uma imagem do email falso que algumas pessoas têm recebido.

É de destacar que, no email, o recetor é identificado apenas por "Exmo(a) Senhor(a)", e não pelo nome como é prática do fisco. Além disso, em nenhuma parte da mensagem surge o número de contribuinte ou outro dado pessoal que sugira que a mensagem foi enviada para o destinatário correto.

Na mesma nota, as Finanças aconselham a consulta do folheto informativo sobre segurança informática. Os utilizadores devem desconfiar de mensagens enviadas por email e, em caso de dúvidas, não devem responder às mensagens, clicar em links nem descarregar ou abrir ficheiros, explica o folheto das finanças.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG