Emigrantes estão a trazer diamantes de Angola escondidos

Jornal revela que trabalhadores naquele país estão a recorrer a este expediente ilegal para conseguirem fazer chegar valores a Portugal, face à escassez de divisas estrangeiras

A desvalorização do kwanza (moeda angolana) e a escassez de divisas estrangeiras em Angola estão a levar muitos emigrantes portugueses a optarem por comprar e trazer clandestinamente para Portugal diamantes em bruto, revela hoje o JN.

Numa reportagem publicada na secção "Primeiro Plano", o diário cita os testemunhos de dois emigrantes portugueses que recorreram a este expediente para fazerem chegar valores aos seus familiares, contornando o facto de o kuanza não ser cotado em Lisboa.

A importação não declarada de pedras preciosas é ilegal e estes trabalhadores optarão por isso por trazer pequenas pedras, dissimuladas nas bagagens ou até incrustadas em anéis e relógios de baixo valor.

A economia angolana tem sido fortemente atingida pela desvalorização do preço do petróleo. Esta terça-feira o país teve mesmo de pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG