Dombrovskis: reestruturação da dívida discutida só "no caso da Grécia"

O vice-presidente que dirige a pasta do Euro assegurou que o assunto "não está" a ser discutido para "outro país"

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, esclareceu esta quarta-feira que há "discussões" em curso, na Europa, relativas à reestruturação da dívida, mas "atualmente" o debate verifica-se apenas "no caso da Grécia". O vice-presidente que dirige a pasta do Euro assegurou que o assunto "não está" a ser discutido para "outro país".

Questionado pelo jornalistas sobre se admitia que a reestruturação da dívida fosse debatida no caso de Portugal, depois de o assunto ter ontem sido abordado na sessão parlamentar de debate, em que o Orçamento do Estado para 2016 foi aprovado na generalidade, Dombrovskis deu a entender que há a "possibilidade" serem tomadas "medidas relativas à dívida", embora "atualmente" se esteja a falar apenas "no caso da Grécia".

"Atualmente há discussões tendo em vista alguma possibilidade de tomar medidas relativas à dívida, no caso da Grécia, a seguir ao total cumprimento da primeira missão de avaliação do programa, tal como foi destacado nas conclusões do último Eurogrupo. Não estamos, atualmente a discutir isso para qualquer outro país", afirmou Valdis Dombrovskis.

Ontem, durante o debate do Orçamento do Estado, o ministro Mário Centeno reafirmou a sua disponibilidade para "fazer" o debate sobre a reestruturação da dívida, a nível europeu, mas nunca por iniciativa do governo português

"O governo está aberto para fazer esse debate. Não o suscitaremos, mas estaremos lá se e quando esse debate se vier a concretizar", disse o ministro, estando "obviamente" a referir-se "quando esse debate se vier a concretizar em termos europeus".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG