Chumbada nacionalização do Novo Banco
PS juntou-se ao PSD e CDS para votar contra a integração do antigo BES no setor público. Recomendação do PSD para rever empréstimo do Estado também foi chumbada
A nacionalização do Novo Banco foi chumbada na Assembleia da República, esta sexta-feira, pelas bancadas do PSD, PS e CDS.
Relacionados
Os projetos de lei do BE e do PCP, que propunham a "nacionalização do capital social do Novo Banco" (segundo a formulação bloquista) e que "determina a integração do Novo Banco no setor público bancário e define as suas condições", na proposta comunista, tiveram os votos a favor dos proponentes e dos deputados dos Verdes e do PAN.
Este chumbo da nacionalização voltou a ser confirmada em outros dois projetos de resolução (que são apenas recomendações ao Governo), também do BE e do PCP. Mas no caso da resolução bloquista, que mostrava o "descontentamento pela decisão de venda" do antigo BES "sem consulta à Assembleia da República", o CDS absteve-se.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Por último, num projeto de resolução do PSD, que recomendava "ao Governo que renegoceie as condições do empréstimo do Estado ao fundo de resolução relativo ao Novo Banco", o PS votou ao lado da esquerda no chumbo desta iniciativa social-democrata.