Ministro dos Negócios Estrangeiros realiza visita oficial a Cuba

A visita de Augusto Santos Silva entre domingo e terça-feira terá um "significado político muito relevante" na cooperação entre os países

O chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, realiza uma visita oficial a Cuba entre domingo e terça-feira, com um "significado político muito relevante", realizando encontros políticos e contactos com empresários e a comunidade lusófona.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) refere que a visita "assume um significado político muito relevante no contexto atual das relações bilaterais entre Portugal e Cuba".

O programa da visita prevê abordar "a cooperação existente e potencial" em áreas como a saúde, educação, turismo, ensino superior, indústria, defesa e cultura, estando prevista a assinatura de dois acordos de cooperação bilateral: um entre os institutos diplomáticos dos dois países e um programa de cooperação multissetorial.

Segundo o Governo, as exportações portuguesas para Cuba cresceram, no ano passado, mais de 30% relativamente ao ano anterior, superando os 45 milhões de euros, a cifra mais alta dos últimos cinco anos. Já este ano, os dados conhecidos até março mostram um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2015.

Quanto à promoção da língua portuguesa em Cuba, a partir de setembro começa a funcionar o primeiro leitorado de português junto da Universidade de Havana, adianta o MNE, na nota.

Na visita, Santos Silva terá reuniões com o seu homólogo, Bruno Rodríguez Parrilla, bem como com o ministro do Comércio Externo, Rodrigo Malmierca Díaz, o ministro da Cultura, Julián González Toledo e o ministro da Educação Superior, Rodolfo Alarcón Ortiz.

O chefe da diplomacia portuguesa será também recebido pelo primeiro vice-presidente do Conselho de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.

Na segunda-feira, à tarde, o ministro terá um encontro com empresários portugueses e com a comunidade lusófona em Cuba.

Na terça-feira, Augusto Santos Silva dará uma conferência intitulada "América Latina, Caraíbas e Europa: política, cultura e economia", no Instituto Superior de Relaciones Internacionales de Havana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG