CDU mantém "influência real" no poder local, afirma Jerónimo de Sousa

Líder comunista diz que perda de uma dezena de presidências de câmara são "sobretudo uma perda para as populações"

Jerónimo de Sousa afirmou que os resultados nas autárquicas "confirmam a CDU como a grande força de esquerda no poder local" e não reduzem "a influência real" do PCP e dos Verdes.

"É necessário não iludir que este resultado constitui um fator negativo" para a CDU, assumiu Jerónimo de Sousa, mas "a perda de presidências em câmaras municipais - que pode atingir nove ou 10 - é sobretudo uma perda para as populações", prosseguiu o líder comunista, acompanhado pelo deputado dos Verdes José Luís Ferreira.

"Não julguem que nos deixaremos condicionar em função de resultados eleitorais e não se iludam que nos possamos determinar por outro objetivo que não seja o compromisso que temos com os interesses e direitos dos trabalhadores e do povo", sublinhou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista rejeitou fazer uma leitura nacional dos resultados mas reconhecendo que a CDU teria mais força se eles tivessem sido melhores.

"Ninguém seriamente ignorará a contribuição decisiva do PCP em muito do que foi alcançado na reposição e conquista de direitos", apesar de muitos dos que dirigiram palavras de reconhecimento aos PCP e Verdes pela "derrota do governo PSD/CDS não ganharam a consciência de que as possibilidades de ir mais longe e seguir em frente seriam sobretudo asseguradas com o reforço da CDU e não do PS", acrescentou Jerónimo de Sousa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG