CDU mantém "influência real" no poder local, afirma Jerónimo de Sousa
Jerónimo de Sousa afirmou que os resultados nas autárquicas "confirmam a CDU como a grande força de esquerda no poder local" e não reduzem "a influência real" do PCP e dos Verdes.
"É necessário não iludir que este resultado constitui um fator negativo" para a CDU, assumiu Jerónimo de Sousa, mas "a perda de presidências em câmaras municipais - que pode atingir nove ou 10 - é sobretudo uma perda para as populações", prosseguiu o líder comunista, acompanhado pelo deputado dos Verdes José Luís Ferreira.
"Não julguem que nos deixaremos condicionar em função de resultados eleitorais e não se iludam que nos possamos determinar por outro objetivo que não seja o compromisso que temos com os interesses e direitos dos trabalhadores e do povo", sublinhou Jerónimo de Sousa.
O líder comunista rejeitou fazer uma leitura nacional dos resultados mas reconhecendo que a CDU teria mais força se eles tivessem sido melhores.
"Ninguém seriamente ignorará a contribuição decisiva do PCP em muito do que foi alcançado na reposição e conquista de direitos", apesar de muitos dos que dirigiram palavras de reconhecimento aos PCP e Verdes pela "derrota do governo PSD/CDS não ganharam a consciência de que as possibilidades de ir mais longe e seguir em frente seriam sobretudo asseguradas com o reforço da CDU e não do PS", acrescentou Jerónimo de Sousa.