Cavaco e o seu novo livro. "Prestação de contas", não um "ajuste de contas"

"Quinta-feira e outros dias" foi apresentado hoje no CCB
Publicado a
Atualizado a

O anterior Presidente da República, Cavaco Silva, classificou o livro que hoje apresenta como "uma prestação de contas", sem o qual "ficaria incompleto" o conhecimento dos portugueses sobre o tempo "conturbado e complexo" que viveu em Belém.

"Este livro, 'Quinta-feira e outros dias', é em primeiro lugar uma prestação de contas aos portugueses pela forma como exerci as funções de Presidente da República", afirmou Cavaco Silva, na apresentação da obra, que decorreu no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

No mesmo sentido foi parte da intervenção de Manuel Braga da Cruz, que apresentou a obra, afirmando mesmo não se tratar de "um ajuste de contas".

Sublinhando que sempre fez questão de prestar contas dos cargos públicos que exerceu, Cavaco Silva considerou ainda que se não o fizesse agora "ficava incompleto o conhecimento de um tempo complexo, bastante complexo da vida nacional" que disse ter vivido durante os dez anos como Presidente da República.

Na obra, Aníbal Cavaco Silva deixa críticas à atuação de José Sócrates enquanto primeiro-ministro:

[artigo:5670576]

Ataca o que chama de "teimosia" do então chefe de governo e do ministro Mário Lino relativamente à construção do aeroporto na Ota:

[artigo:5672495]

E também acaba por comentar a vida política atual, classificando a presença de Bloco de Esquerda e PCP como "presença negativa" na ação governativa:

[artigo:5672652]

Na plateia completamente cheia da sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém, estão presentes os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Assunção Cristas.

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes, e a mulher, os ex-ministros do anterior executivo de coligação PSD/CDS-PP Maria Luís Albuquerque, António Pires de Lima e Marques Guedes são outras das figuras presentes.

Os antigos ministros de Cavaco Silva Leonor Beleza, João de Deus Pinheiro, Couto dos Santos ou Teresa Patrício Gouveia e outras figuras do PSD e CDS-PP, como Fernando Negrão, Teresa Leal Coelho, Teresa Morais, Bagão Félix, são outros dos presentes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt