Praia em Vilar de Mouros congratulada com bandeira azul "histórica"

"A praia fluvial das Azenhas nunca tinha hasteado a Bandeira Azul. É a primeira vez. É histórico",disse o autarca local
Publicado a
Atualizado a

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves congratulou-se, esta sexta-feira, com a atribuição "histórica" da Bandeira Azul à praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, aldeia que acolhe o mítico festival de música com o mesmo nome.

"A praia fluvial das Azenhas nunca tinha hasteado a Bandeira Azul. É a primeira vez. É histórico", disse hoje à Lusa Miguel Alves.

A praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, é a nova entrada na lista de praias fluviais que, este ano, vão ostentar a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Os espaços portugueses onde serão hasteados, este ano, os galardões foram anunciados, hoje, no Oceanário de Lisboa.

Além daquela praia pluvial, o concelho de Caminha vai erguer aquele símbolo de qualidade ambiental nas praias costeiras de Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão.

"O concelho de Caminha teve hoje uma enorme vitória. Temos uma mão cheia de bandeiras azuis nas nossas praias. Temos uma economia fortemente sustentada no turismo e este trabalho de formiguinha que vai qualificando o nosso espaço público e a nossa paisagem é a melhor garantia de futuro", sublinhou o autarca socialista.

Miguel Alves referiu que quando tomou posse, em 2013, o "concelho tinha três bandeiras azuis".

"Há uns anos, recuperamos a Bandeira Azul em Vila Praia de Âncora e temos sabido mantê-la. Agora ganhámos a quinta bandeira graças ao trabalho que temos feito em Vilar de Mouros. Temos das melhores praias da Europa. Cinco das melhores", destacou.

Em Viana do Castelo, oito praias vão voltar a ostentar o galardão hoje atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A bandeira será hasteada nas praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Viana do Castelo mantém também um dos três Centros Azuis atribuídos à região norte do país. O Centro Azul da capital do Alto Minho será instalado no Centro de Mar, a bordo do navio Gil Eannes.

No total, o júri internacional distinguiu 332 praias portuguesas, 18 em Portos de recreio/marinas e sete embarcações ecoturísticas.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2018 irão decorrer designadamente na praia Torreira, concelho de Murtosa (Centro) dia 1 de junho, na praia fluvial de Monsaraz em Reguengos de Monsaraz (Alentejo), dia 4 de junho e na Marina de Gaia (Vila Nova de Gaia) no dia 19 de junho.

Em 2017, a Bandeira Azul foi hasteada em 320 praias, mais seis atribuições do que em 2016. O galardão foi entregue também a 14 marinas, menos três do que no ano passado, e a cinco eco embarcações turísticas.

Das 320 praias distinguidas no ano passado, localizadas em 83 concelhos, 292 são praias costeiras e 28 praias fluviais.

Em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal foi, em 2017, o sexto país com mais galardões conferidos - quando em 2016 era o 5.º, mas continuava a apresentar mais de 55% das suas praias galardoadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt