BE:recear um referendo é sinal de falta de confiança democrática

O deputado José Manuel Pureza diz que "nenhum projeto europeu deve ter medo de qualquer expressão democrática", como são os referendos

Em declarações ao DN no parlamento, o deputado do BE entende que o resultado do referendo do Reino Unido tem como "mais relevante" o facto de ser um "sinal evidente do fracasso do projeto europeu o qual a única coisa que ofereceu foi o medo das alternativas". José Miguel Pureza diz que "mostra a falta de horizontes e de respostas".

Questionado sobre potenciais "contágios" de iniciativas de referendos noutros países da Europa, o dirigente bloquista sublinha que "nenhum projeto europeu deve ter medo de qualquer expressão democrática". Lembra que o BE já no passado defendeu a realização de referendos em matéria de integração europeia e, por isso, salienta, "em coerência, a possibilidade de recusar um referendo com receio do resultado é um sinal de falta de confiança democrática" e "consultar o povo é uma elementar expressão da democracia". José Manuel Pureza não adiantou se o BE vai fazer alguma proposta nesse sentido. "Não quer dizer que seja para já", sublinhou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG