Avião aterra de emergência nas Lajes. Três pessoas assistidas no hospital
Um avião da companhia aérea Qatar Airways aterrou esta manhã de emergência na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, Açores. De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, o aparelho declarou emergência médica.
"Um passageiro do avião sentia dores no peito", explica ao DN André Avelar, responsável de serviço na Proteção Civil dos Açores. Esta ocorrência registou-se às 6:00 e o passageiro em causa foi assistido e depois levado ao hospital de Angra do Heroísmo.
Cinco horas mais tarde, às 11:00, registou-se um novo alerta de emergência médica: havia passageiros a sentir-se mal, tendo dois deles sido transportados para o hospital de Angra do Heroísmo, um por fadiga e outro com uma dor na mão.
André Avelar diz que situações como estas são frequentes e garante não ter conhecimento da existência de nenhuma emergência aérea, a qual foi avançada no Twitter por um jornalista da Al-Jazeera que seguia a bordo de um avião da Qatar Airways.
Este jornalista escreve no Twitter que o voo QR708, que partiu de Washington com destino a Doha, no Catar, fez uma aterragem de emergência por haver feridos a bordo na sequência de turbulência forte.
[twitter:805316583346368512]
Ao longo do dia, este jornalista foi partilhando imagens e queixas acerca da situação dos passageiros.
[twitter:805396533298470912]
[twitter:805386572489248768]
O site Flight Radar 24 registou o facto de o voo da Qatar Airways ter divergido para a Terceira e cita o mesmo jornalista para justificar a manobra.
[twitter:805338821504147456]
O facto de o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores não ter registo de emergência aérea não significa que a turbulência não tenha existido. Quer apenas dizer que o piloto declarou emergência médica e não aérea, explica o responsável de serviço na Proteção Civil dos Açores. Se o tivesse feito, os meios a ativar seriam outros.
Um comunicado do Conselho de Administração do Hospital da Terceira, enviado à agência Lusa, adianta que "três passageiros de um avião da companhia aérea da Qatar Airways foram transportados durante a manhã de hoje do Aeroporto das Lajes", na Terceira, para a unidade de saúde. "Dois desses passageiros já receberam alta hospitalar, após observação no Serviço de Urgência. Um deles acabou por ser internado, sendo que o seu estado de saúde não inspira cuidados", acrescenta o mesmo comunicado.
Com Lusa