Assembleia Geral da ONU ouve Georgieva na segunda-feira

Audição pública da décima candidata ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas segue modelo dos adversários.

A Assembleia Geral das nações Unidas marcou para segunda-feira uma audição pública com a búlgara Kristalina Georgieva, que esta quarta-feira formalizou a sua candidatura ao cargo de secretário-geral.

A informação, dada por jornalistas acreditados junto da ONU, adianta que a audição vai ter lugar às 11.00 da manhã (16:00 em Lisboa).

A audição pública de Georgieva faz com que ela passe pelo processo inicial de seleção a que os outros candidatos foram sujeitos na fase inicial do processo, o qual envolveu também debates públicos para garantir transparência na eleição do novo secretário-geral.

Kristalina Georgieva, vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro do Orçamento, formalizou esta quarta-feira a sua candidatura, após o governo da Bulgária ter retirado o apoio à também búlgara Irina Bukova face aos resultados que esta teve nas cinco votações já realizadas pelo Conselho de Segurança (desceu de quinto para sexto na última).

A candidatura de Georgieva era apresentada como provável desde o final de 2015 e o seu nome continuou a ser falado, com o jornal online Euroactiv a noticiar que o governo de Sofia fez mesmo campanha por ela durante a semana passada, quando os chefes de Estado e de governo dos 193 membros da ONU participaram na abertura da 71º sessão da Assembleia Geral.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG