Costa afirma que o Governo não tem "nenhuma reserva" sobre a compra da energética

O primeiro ministro português falou sobre a OPA que os chineses querem fazer à EDP e mostrou-se satisfeito com os negócios realizados até agora com os investidores daquele país

Questionado sobre a OPA que os chineses preparam à EDP, António Costa respondeu que o Governo não tem "nenhuma reserva a opor" e adiantou que os "investidores chineses têm sido bons investidores em Portugal".

"Nós não temos nada a opor, não temos nenhuma reserva. Os investidores chineses têm sido bons investidores quer na REN, quer na EDP, quer em outros. Nós somos um país aberto, não temos uma visão fechada", disse o primeiro-ministro, citado pela Reuters.

O primeiro-ministro considera ainda que o importante é saber qual o projeto e a ambição que os acionistas têm para a empresa, salvaguardando sempre que os investidores chineses "têm sido muito respeitadores" da realidade portuguesa. "Eles têm tido uma atuação correta e empenhada".

Além disso, recorda: "O Governo não tem de ser informado, o Estado não tem nenhuma participação na empresa. Deixemos o mercado funcionar".

Ao saber-se do interesse dos chineses em realizar a OPA a CMVM suspendeu a negociação dos títulos da EDP e da subsidiária EDP Renováveis.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG