Aldeia de Mirandela que põe crianças a fumar nos Reis é notícia no estrangeiro
A polémica tradição da aldeia de Vale Salgueiro, em Mirandela, onde nas Festas de Reis as crianças são encorajadas a fumar cigarros, ganhou visibilidade internacional com uma reportagem replicada em órgãos de Comunicação Social americanos.
"Pais encorajam os seus filhos, alguns com menos de cinco anos, a fumar cigarros", assim é resumida esta prática que, segundo a notícia, a cada ano causa o protesto de quem é de fora da aldeia, onde ninguém sabe explicar a origem ou tem certeza sobre o significado desta tradição.
Nas Festas de Reis, durante dois dias, as crianças de Vale Salgueiro não só são encorajadas a fumar como são os próprios progenitores ou adultos quem lhes compra os cigarros, como descreve a reportagem ilustrada com fotos das crianças a fumar ou a receberem os cigarros.
A reportagem lembra que "a idade legal para adquirir tabaco em Portugal é 18 anos, mas ninguém proíbe os pais de darem cigarros às crianças e as autoridades portuguesas não intervêm para parar esta prática".
Os entrevistados justificam a mesma com os costumes locais e garantem que as crianças fumam somente nestes dois dias e "não voltam a pedir cigarros".
Há ainda quem justifique a manutenção desta tradição por Vale Salgueiro ser uma aldeia distante, nomeadamente da capital portuguesa, Lisboa e, como toda a região de Trás-os-Montes ser "esquecida".
A reportagem termina dando nota de que Portugal, como muitos outros países europeus, está a dar passos para reduzir o consumo do tabaco, incluindo a proibição parcial de fumar em espaços fechados.