Aerogare das Lajes poderá chamar-se Humberto Delgado

O Governo dos Açores vai analisar em breve a atribuição do nome do general Humberto Delgado à Aerogare das Lajes, na Terceira, numa iniciativa que surge na sequência de uma petição aberta na Internet.

"Tomei conhecimento da petição, entendi que era uma questão válida e, por isso, vou propor ao Conselho de Governo a atribuição do nome do general Humberto Delgado à Aerogare das Lajes", revelou Vasco Cordeiro em declarações à Lusa.

A iniciativa do secretário regional, que deverá ocorrer numa das próximas reuniões do Conselho de Governo, surge na sequência de uma petição na Internet, já subscrita por mais de uma centena de pessoas, para que 'A Aerogare Civil das Lajes se passe a chamar Aeroporto Humberto Delgado'.

A petição recorda que Humberto Delgado "foi um dos grandes responsáveis do Acordo dos Açores, tendo sido o 'pai político' da Base das Lajes".

Os subscritores consideram que "é preciso reavivar e conservar a memória local e nacional de um homem que teve um papel importante na história recente de Portugal, em geral, e da Terceira, em particular".

"Foi 'Homem dos Açores' verdadeiro. Apesar de ter tido preocupações militares, nunca esqueceu a população e, como poucos, sobre preservar os direitos locais e respeitar a vivência dos terceirenses", acrescenta o texto da petição, defendendo que a atual 'Aerogare Civil das Lajes' se passe a chamar 'Aerogare Humberto Delgado'.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG