"Acabaram as greves no porto de Lisboa", anuncia Ana Paula Vitorino
Ministra do Mar anunciou acordo de paz social entre empresários e trabalhadores do porto de Lisboa
A ministra Ana Paula Vitorino afirmou esta sexta-feira, em Lisboa, que "acabaram as greves no porto de Lisboa", com o acordo de paz social a que chegaram os empresários e os representantes dos trabalhadores.
"Foi possível voltar a haver entendimento" entre empresários e estivadores, pelo que foram "retirados todos os pré-avisos de greve", assegurou a governante, em conferência de imprensa.
Ana Paula Vitorino deu ainda "a garantia de que não serão feitos mais pré-avisos de greve" e que, "o mais tardar até 29 de fevereiro", será negociado um novo contrato coletivo que envolve os operadores portuários de Lisboa e o sindicato dos trabalhadores, com a coordenação do administração do porto de Lisboa.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Foi possível restabelecer a confiança" entre as partes, que estavam em conflito há três anos, cabendo agora ao Ministério do Mar fazer "os investimentos e as alterações necessárias" que garantam a promoção do porto de Lisboa e lhe permitam retomar "a rota de crescimento" na atração de mercadorias, precisou Ana Paula Vitorino.
"Tem de haver condições operacionais e de funcionalidade do porto de Lisboa" e as empresas "têm de ter flexibilidade suficiente para satisfazer" os clientes e os navios que chegam à capital, adiantou a ministra do Mar.
Num texto distribuído aos jornalistas, o gabinete de Ana Paula Vitorino referiu que "com este acordo ficaram garantidos os pagamentos dos créditos salariais dos trabalhadores e a normalização das condições de funcionamento do porto de Lisboa, com o fim das formas de luta laboral em curso" e que colocam "fim a um período de conflito laboral de mais de três anos".