19 maio 2016 às 22h55

10 anos de Campo Pequeno com ópera e touros

Os cavaleiros João Moura, António Telles e Rui Fernandes vão ocupar a arena do Campo Pequeno dias antes da ópera La Traviata

DN

Para comemorar os 10 anos da sua renovação, o Campo Pequeno vai organizar dois eventos marcantes, bem ao estilo da praça: uma corrida de touros, esta quinta-feira, e um espetáculo de ópera. O cartel da corrida de Touros, que inclui os cavaleiros João Moura, António Telles e Rui Fernandes, marca um regresso histórico dos nomes que integraram o cartaz na primeira corrida após a renovação da praça, em 2006.

Os grupos de forcados amadores de Santarém e de Lisboa também prometem animar uma noite dedicada à arte mais antiga da praça do Campo Pequeno. Para completar o cenário, a exposição com entrada livre "Toiro & Arte", de António Manuel Moraes, será inaugurada. Composta com 27 obras, a exposição que retrata a vida do touro do nascimento à morta na arena, estará aberta ao público até dia 11 de junho.

A ópera vai subir ao palco no dia 26 de maio. La Traviata, baseada na obra de Alexandre Dumas Filhos, será interpretada pelo coro da Opera de Mediterrâneo, com música da Filarmónica de Mediterrâneo, sob a direção do maestro Fernando Alvarez.

Durante os últimos 10 anos, o Campo Pequeno tem-se afirmado como polo cultural da cidade de Lisboa, com um total de 744 espetáculos, com mais de 2 milhões de espetadores ou visitantes, e 174 espetáculos tauromáquicos.

Além disso, foram criados o Museu do Campo Pequeno, que recebeu mais de 15 mil visitantes, e o Campo Pequeno TV, um canal dedicado à tauromaquia, lançado no ano passado.