Hernâni Dias aquando da tomada de posse
Hernâni Dias aquando da tomada de possePAULO SPRANGER/Global Imagens

Secretário de Estado criou empresas de imóveis um mês antes da Lei dos Solos

Hernâni Dias criou duas sociedades com a mulher e os filhos já quando fazia parte do Executivo de Luís Montenegro, avança a RTP. As atividades das empresas são no setor imobiliário, construção civil e gestão de património.
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, criou duas empresas que podem agora beneficiar com a nova Lei dos Solos, uma alteração precisamente promovida pelo ministério de que faz parte.

O governante criou uma sociedade com a mulher e os filhos já quando fazia parte do Executivo de Luís Montenegro, avança a RTP. As atividades da empresa são no setor imobiliário, construção civil e gestão de património.

Duas semanas depois, Hernâni Dias fundou uma outra sociedade com os mesmos fins.

Na passada sexta-feira, a RTP noticiou que Hernâni Dias está a ser investigado pela Procuradoria Europeia e é suspeito de ter recebido contrapartidas quando foi autarca de Bragança.

De acordo com a RTP, a propriedade de um imóvel ocupado no Porto pelo filho de Hernâni Dias pertence ao filho de um dos sócios de uma construtora que ganhou o concurso para a ampliação da zona industrial de Bragança.

Esta terça-feira, num comunicado enviado à agência Lusa, Hernâni Dias recusou ter cometido qualquer ilegalidade, afirmando que está "de consciência absolutamente tranquila" e que agiu "com total transparência".

O secretário de Estado garante ter pedido ao Ministério Público (MP) "que investigasse a empreitada da Zona Industrial em Bragança e ao LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil] que fizesse uma auditoria", assegurando, relativamente ao apartamento ocupado pelo filho no Porto, que "o valor das rendas foi pago por transferência bancária, conforme contrato".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt