Rui Tavares, líder do Livre.
Rui Tavares, líder do Livre.Manuel Fernando Araújo/Lusa

Rui Tavares acusa PS de se apropriar de ideia do Livre tendo-lhe "roubado um décimo"

Para o porta-voz do Livre, um verdadeiro "pé-de-meia" para os jovens seria um apoio à nascença de 5000 euros.
Publicado a

O porta-voz do Livre defendeu este domingo que os socialistas se apropriaram de uma ideia deste partido mas tendo-lhe "roubado um décimo. Ru Tavares referia-se à intenção do PS de dar 500 euros em certificados de aforro a todas as crianças nascidas a partir do início deste ano, uma medida que faz parte do programa eleitoral do partido e que pretende ser um “pé-de-meia para depois iniciarem a vida adulta”.

Para Rui Tavares, um verdadeiro "pé-de-meia" para os jovens seria um apoio à nascença de 5000 euros. "O PS vem propor um décimo e ainda por cima não tem a lisura de dizer que é uma ideia do Livre de que roubaram um décimo", salientou o porta-voz do Livre, em Coimbra, na sessão de apresentação dos candidatos às Eleições Legislativas de 18 de maio naquele círculo.

Segundo Rui Tavares, a ideia que foi lançada há cerca de um ano pelo Livre faria "verdadeiramente" a diferença na entrada dos jovens para a vida adulta, "numa média de 5.000 euros progressivamente adaptados ao escalão de rendimentos da família".

Pelas contas do porta-voz do Livre, a proposta do PS de 500 euros por criança traduz-se em cerca de 700 euros quando o beneficiário atingir os 18 anos, "o que não dá para pagar a propina do mestrado".

"Mas 10 vezes mais do que isso, que é aquilo que propomos, e podemos ir mais longe se gastássemos aquilo que estamos a perder com o IRS Jovem numa herança social, aí já era alguma coisa que fazia a diferença", defendeu.

Rui Tavares, líder do Livre.
PS propõe IVA zero de forma permanente num cabaz de bens alimentares e salário mínimo nos 1110 euros em 2029
Rui Tavares, líder do Livre.
Bloco de Esquerda diz que programa do PS não baixa preços das casas e propõe estabelecer teto nas rendas
Rui Tavares, líder do Livre.
PSD acusa PS de apresentar “receita para o desastre” com “fim das contas certas”
Diário de Notícias
www.dn.pt