Além da carreira musical, Eva Cruzeiro dedica-se ao ativismo, tanto em Portugal quanto em Angola.
Além da carreira musical, Eva Cruzeiro dedica-se ao ativismo, tanto em Portugal quanto em Angola.Foto: D.R.

Rapper diz que a sua candidatura a deputada pelo PS é "um grito de alerta"

Luso-angolana Eva Cruzeiro é a maior surpresa nas listas socialistas às eleições de 18 de maio. Aposta de Pedro Nuno Santos deve ser sétima em Lisboa, com entrada na Assembleia da República garantida.
Publicado a
Atualizado a

A rapper e ativista luso-angolana Eva Cruzeiro, cujo nome artístico é Eva Rapdiva, anunciou nesta quinta-feira aos seus seguidores nas redes sociais que será candidata do PS nas eleições legislativas de 18 de maio. Como se encontra em oitavo lugar na lista de Lisboa, devendo subir para sétima após a renúncia de Sérgio Sousa Pinto, só não será eleita deputada em caso de uma inaudita catástrofe eleitoral para os socialistas.

Dirigindo-se aos seguidores como "minha tropa", Eva Cruzeiro apresenta a sua candidatura como "um grito de alerta e um apelo à mobilização", garantindo que a "entrada na política institucional não representa uma mudança de caminho, mas sim um novo capítulo da mesma luta".

"Vocês conhecem-me. Sabem quem sou, o que defendo, como luto e a forma firme com que sempre fiz as minhas escolhas. Tudo o que conquistei até hoje, seja na minha vida profissional ou académica, foi fruto de muito trabalho, resiliência e dedicação", escreveu ao anunciar a candidatura à Assembleia da República, num contexto de "tempos difíceis, marcados por incerteza, desigualdade e ataques cada vez mais frequentes aos nossos direitos fundamentais".

Nascida no concelho do Seixal, há 36 anos, Eva Cruzeiro foi viver para Angola em 2009, tendo sido nesse país que lançou o seu primeiro disco, A Rainha do Ginga Rap. Nos seus temas musicais tem-se distinguido pela perspetiva feminista, empenhando-se igualmente em causas de igualdade e combate à exclusão, tanto em Angola como em Portugal, onde está a fazer um doutoramento.

Grande surpresa nas listas de deputados socialistas, pois não fazia parte dos nomes aprovados no início da semana pela Federação da Área Urbana de Lisboa, Eva Cruzeiro foi uma aposta do secretário-geral Pedro Nuno Santos, contando com apoio do eurodeputado Bruno Gonçalves.

Oeurodeputado reagiu à inclusão da rapper nas listas do PS às próximas eleições legislativas escrevendo, nas suas redes sociais, que se trata de "uma aposta certa numa ativista que, a partir da música e da política, transforma vidas". E, dizendo que a agora candidata a deputada "tem a enorme tarefa de mudar a forma de fazermos política em Portugal e de reaproximarmos os valores de Abril de quem mais precisa", acrescentou que "precisamos da Eva como precisamos de mais Evas".

Além da carreira musical, Eva Cruzeiro dedica-se ao ativismo, tanto em Portugal quanto em Angola.
PS muda mais de metade dos cabeças de lista sem trazer muitas novidades
Além da carreira musical, Eva Cruzeiro dedica-se ao ativismo, tanto em Portugal quanto em Angola.
Sérgio Sousa Pinto recusa continuar deputado após a aprovação das listas do PS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt